segunda-feira, 18 de julho de 2011

Momentos Iniciais da Temporada de Animes Verão 2011

Que enorme vontade de escrever este post! Estava esperando a estreia de Dantalian no Shoka para deixá-lo completo, e aí está.

Olá a todos! E sim, agora é a minha vez (atrasada ^^") de comentar a Temporada de Animes Verão 2011 que já começou com a corda toda. Sim, diferente do que eu esperava esta temporada conseguiu me empolgar com títulos inesperados e decepcionar com parcerias que deveriam estar funcionando mas a princípio parecem seguir pelo caminho contrário.
Imagino que a maioria que está lendo esta postagem já escolheu suas principais apostas da temporada. Que tal compartilhar das escolhas e opiniões feitas, então? Estarei postando aqui de forma sucinta minhas primeiras impressões desta temporada, baseadas no que já assisti até o momento. Vamos lá?


Ikoku Meiro no Croisée


Hinata Takeda. Um nome que atualmente tem chamado muito minha atenção: além de ser a ilustradora da light novel de Gosick (se quiserem, podem ler minhas conclusões sobre o anime recentemente encerrado aqui), é a autora de Ikoku Meiro no Croisée (ou La croisée dans un labyrinthe étranger), um mangá de história ambientada no século XIX sobre uma menina japonesa chamada Yune trazida a Paris por um viajante francês para ajudar em uma loja de artigos de metal. O que vai gerar alguns conflitos com Claude, o dono da loja, mas mostrará a relação de ambos crescendo conforme descobrem o que tem em comum apesar das diferenças culturais.
Até onde vi, a adaptação está excelente. Os cenários de Paris foram muito bem detalhados, feitos especialmente para encher os olhos do espectador com a Cidade-Luz do século XIX; o enredo segue leve e executado com a devida calma e o character design está bem adaptado, consegue deixar a Yune extremamente fofa, o que é ótimo! Afinal este é um slice-of-life "de época" feito para entreter de forma simples e agradável. Tomara que consiga manter esse nível leve e naturalmente fofo até o fim. (E claro, aos que esperam algum lolicon da relação entre Yune e Claude, podem tirar o cavalinho da chuva.)

Blood-C


Blood-C conta a história de Saya Kisaragi, a jovem desajeitada filha de um sacerdote que precisa caçar e matar criaturas que se alimentam do sangue de seres humanos, para proteger a pequena cidade que vive e as pessoas a seu redor. Um reboot da consagrada franquia Blood, iniciada com o filme Blood: The Last Vampire lançado em 2000, desta vez contando com parceria entre o estúdio Production I.G. e o grupo de mangakás CLAMP (responsáveis por roteiro e character design).
Ah, CLAMP. Sinto que o baque desta vez vai ser forte. Estou ciente de que não tem como julgar uma série inteira a partir dos dois primeiros episódios, mas esses dois primeiros episódios não parecem lançar uma boa base para o desenvolvimento da história. Precisamos mesmo da Saya cantando sobre seu café da manhã enquanto sai de casa, ou se atrasando para a aula porque parou para brincar com algum gato ou cachorro de rua? Precisamos de um elenco totalmente sem personalidade que só leva a situações bobas que provavelmente não acrescentarão nada à trama futura e desperdiçam meio episódio? E o pior, precisamos de dois episódio idênticos em execução? Primeiro episódio um pouco mais parado até é tolerável, mas segundo praticamente idêntico?!
Para não dizer que a princípio é uma decepção total, o character design está bem feito (apesar da magreza desproporcional típica da CLAMP) e a animação é fluída, trazendo à vida cenas de luta que conseguem elevar a tensão. Mas espero que consiga aproveitar melhor esse potencial para uma boa trama, senão vai ser largado sem dó.

Morita-san Wa Mukuchi


Morita-san Wa Mukuchi é baseado no mangá 4-koma de Tae Sano, que conta a história da tímida Morita, uma garota que tem dificuldade em se comunicar com palavras por pensar demais no que deve dizer.

Ok. Antes de tudo, a produção da série de TV ainda parece melhor que o OVA (que por sinal eu assisti pensando que se tratava do primeiro episódio #ohignorânciafeelings), mas ainda assim... Vale mesmo a pena assistir? Os episódios são curtos (três minutos em média) e mal preparam uma introdução para a série. A falta de carisma é notável, e quem saber? Pessoalmente, me parece até irreal; não consigo imaginar uma menina que não fala quase nada se relacionando com seus colegas sem exclusão, isso digo por experiência própria. Talvez eu esteja apenas cismada por causa da ideia inicial do roteiro... A não ser que fosse mostrado algum desenvolvimento entre Morita e suas amigas seria mais aproveitável, porém acho que isso não seja possível nessa produção. A meu ver, é apenas um anime para assistir se curte moe e/ou tem 5 minutos sem nada para fazer.

Usagi Drop

Quando o solteiro de 30 anos Daikichi Kawachi reencontra a família para o funeral de seu avô, acaba conhecendo a pequena Rin, filha ilegítima do avô com uma mulher desconhecida. Fica no ar a questão de quem cuidará da pequena de seis anos, mas nenhum parente parece interessado em assumir a tutela da menina. Indignado com a atitude negligente da família, Daikichi resolve levar a menina para casa e cuidar dela. Preparados para o novo drama do Noitamina que pretende derrubar AnoHana do pódio?
Um solteiro de 30 anos cuidando de sua tia de 6 - uma promissora temática para slice-of-life, que pode abranger muitos temas relativos ao mundo das crianças e responsabilidades dos adultos em relação a elas. De cara o primeiro episódio já conseguiu tirar lágrimas de alguns - estou incluída nessa! - , com uma execução tão sensível e natural que beira à perfeição; e ao que parece, a série vai seguir nesse ritmo calmo e tocante. Com certeza uma série a ser verificada nessa temporada, com produção de alto nível da Production I.G. e temática simples que pode vir a trazer muitas emoções.

Mawaru Penguindrum

Kanba, Shoma e Himari são três irmãos que vivem sozinhos. Himari tem uma doença fatal que só a permite mais um pequeno tempo de vida, e é quando os três estão em uma visita ao aquário que acontece a tragédia e a garota falece. Porém, o milagre acontece... Himari é trazida de volta á vida por um espírito que vive em um chapéu de penguim, e este espírito agora quer que Kanba e Shoma encontrem um item chamado "Penguindrum", e para isso eles contarão com a auda de três pinguins que as outras pessoas além deles não conseguem ver...
Sentiram o clima de loucura? Não? Pois não se preocupem, o primeiro episódio é capaz de deixar o mais são alucinado! Sério, a série começa de uma forma tão louca que eu demorei para retomar minha consciência (xP) e definir se poderia ser realmente boa ou não! No final das contas, Mawaru Penguindrum é uma série de produção belíssima, carismática, divertida e inovadora e cheia de simbolismos e referências, o que pode levar a uma trama cheia de questionamentos e diálogos sobre o destino. Brains Base contando com a direção de Kunihiko Ikuhara (Sailor Moon, Utena) e investindo muito nessa série para tirar Madoka Magica da Shaft do pódio de melhor anime do ano? A meu ver, as pretensões são óbvias... E olha que pode conseguir!

Kamisama Dolls

Baseado no mangá de Hajime Yamamura. Kyouhei Kuga é um jovem estudante de Tokyo, com um passado misterioso envolvendo sua vila de origem: ele foi um Seki, um indivíduo capaz de controlar bonecos mecânicos conhecidos como kakashis, que são tratados como divindades. Ele acreditava que seu passado havia sido deixado para trás, até descobrir um assassinato num elevador, reencontrar sua irmã Utao - que herdou sua posição como Seki - e um fugitivo da vila, culpado por diversos assassinatos com o poder de seu kakashi. E as conspirações estão para se revelar...
Este tem o jeito de ser o "shonen estiloso" da temporada, e não deixa de cativar. Possui uma animação razoável, personagens que aos poucos vão desenvolvendo suas relações e revelando seus mistérios e um ritmo que a princípio tem levado o jeito para manter o público na vontade de saber o que vai acontecer na sequência, apesar de alguns clichês típicos. Tenho apostado nesse para surpreender, quem sabe? O esquema envolvendo os kakashis, que parecem uma mistura de magia com tecnologia, parece interessante. Vou acompanhar e ver aonde esse pique vai.

No. 6


No. 6 é uma das seis áreas de uma cidade-estado criada pelo Tratado Babylon após uma devastadora guerra. Shion, um garoto brilhante e de família rica, acaba abrigando um garoto fugitivo que se identifica como Nezumi ("Rato"), que parece saber dos "podres" de No. 6. Por abrigar um fugitivo das autoridades, Shion está correndo o risco de perder vários privilégios...

Estava ansiosa por esse (quem me conhece sabe que amo o estúdio BONES), mas até agora só vi o primeiro episódio, que me agradou bastante. Apesar de não deixar claro o objetivo da série, algumas ideias importantes sobre essa área No. 6 e sobre os personagens foram colocadas, o que já basta para deixar na curiosidade de ver o próximo. E os shippers de ShionXNezumi já estão surgindo por aí... Há algumas situações que podem estar insinuando shonen-ai, mas acredito que nao vá haver nada além disso. Torçamos para a nova ficção científica do Noitamina não fracassar como seus antecessores deste ano... 

Dantalian no Shoka


Primeira metade do século XX. Hugh Anthony Disward herda a mansão de seu falecido avô bibliomaníaco. Chegando na mansão, acaba encontrando no porão, junto a pilhas de livros, uma misteriosa garota chamada Dalian. Numa visita a um conde da região, suspeito e ter assassinado seu avô, Hugh descobre que Dalian é um "portão" para a biblioteca de Dantalian, que abriga diversos livros demoníacos.

E essa estreia passou de uma que eu pretendia ignorar para a que eu mais aguardei este mês; fiz bem em conferir esta. O enredo não chega a trazer grandes novidades: protagonista encontrando uma garota tsundere e lidando com livros de poderes desconhecidos; porém, apesar de uma introdução aparentemente corrida, a série lembrou uma mistura de Gosick com o toque de "sobrenatural atraído pela natureza humana" de xxxHolic; afinal, num dos diálogos do episódio, Dalian coloca uma situação de que "livros fantasmas, não mãos de pessoas certas, podem vir a ser apenas livros normais", o que deixa clara a situação de que qualquer maldição que os livros contenham, sua influência depende de quem lê. xxxHolic não era assim, demonstrando situações que as atitudes humanas várias vezes eram responsáveis por atrair coisas ruins (ou talvez até boas) do sobrenatural? É uma temática interessante de ser trabalhada.
Especulações sobre o enredo à parte, a animação do estúdio Gainax é linda e cheia de efeitos luminosos, ajudando a criar uma boa ambientação nos momentos mais místicos e nos locais mais tenebrosos. O character design parece um pouco diferente das ilustrações da light novel em que a série é baseada, mas ainda assim também é bem-trabalhado. Por fim, se Dantalian no Shoka souber trabalhar de forma ampla sua temática sobrenatural e a interação entre os dois protagonistas, teremos aí um belo hit, capaz de superar Gosick como muitos estavam torcendo.


Bem, estas são minhas impressões sobre minhas principais apostas para esta temporada de verão. E as suas impressões? Fiquem á vontade para comentar! =D

2 comentários:

  1. Só passei para dizer que gostei muito desse formato que escreveu.

    Resumo e opinião, bem simples e diretas ao ponto.
    Mais eficiente e informativo impossível.

    ResponderExcluir
  2. Só passei para dizer que gostei muito desse formato que escreveu.

    Resumo e opinião, bem simples e diretas ao ponto.
    Mais eficiente e informativo impossível. [2]

    Vim dizer exatamente isso, um bom guia para quem não se empolgou tanto com as promessas da temporada. Eu que a princípio não me interessei muito por nenhum título, vou experimentar Mawaru, Croisée e Usagi Drop.

    http://otakismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)