sábado, 5 de novembro de 2011

Wolf's Rain: a busca pelo Paraíso em nome da sobrevivência



E se o mundo estivesse à beira do apocalipse, com os povos sobreviventes esperando apaticamente pelo fim de tudo, enquanto você, uma entidade que deveria pertencer apenas às lendas, busca uma solução para a própria sobrevivência e felicidade, um Paraíso?

Pois bem, após um período meio ausente do blog, é hora de retornar anunciando a nova seção de clássicos. A primeira postagem será comentando Wolf's Rain, um anime do estúdio Bones que é presença garantida no meu Top 5 com um dos melhores finais que já tive o prazer de assistir.

(Obs: Tentei escrever essa postagem na medida para quem não conhece e para quem conhece a série. Espero que tenha dado certo. ^^)



Fangirls gonna fangirlize
-A premissa

Wolf's Rain, como já foi dito, é uma produção do estúdio Bones, transmitida de janeiro a julho de 2003 na Fuji TV. Trata-se de uma uma produção original de 26 episódios e 4 OVAs (conhecidos também como episódios 27-30) dirigida por Tensai Okamura - que posteriormente dirigiria outro trabalho original para o estúdio, Darker Than Black - com roteiro de Keiko Nobumoto e destaque especial para a trilha sonora composta por Yoko Kanno, que alcançou qualidade exuberante nesta série.

A história envolve um mundo pós-apocalíptico, severamente devastado após um evento (não especificado) de 200 anos atrás, responsável também por levar os lobos, animais relacionados à origem da humanidade nas lendas, à completa inexistência.

...Ou pelo menos é isso que a humanidade pensa. Lobos, misticamente disfarçados em forma humana, vivem em cidades com nada em vista além da própria sobrevivência. Até o dia em que Kiba, um lobo branco, chega em Freeze City, atraído pelo aroma de uma Flor da Lua, cativa em um laboratório dirigido pela doutora Cher Degré. E qual seria a importância dessa Flor da Lua para os lobos? Nada mais nada menos do que a chave para o Paraíso, lugar em que sua espécie possa viver em paz e liberdade.

Mas nada é simples, e a Flor da Lua, Cheza, é levada por Darcia, um dos misteriosos Nobres que vivem isolados do restante da humanidade. Agora Kiba precisa resgatá-la, junto de outros lobos: o relaxado e despreocupado Hige, o incrédulo e cínico Tsume e o inocente e gentil Toboe. Há também um sub-enredo envolvendo elenco humano, que inclui a busca incansável de Cher por Cheza, seu ex-marido apaixonado que fará tudo para protegê-la e o velho caçador Quent e seu fiel cão de olhos azuis, todos envolvidos na busca pelo Paraíso.


-Comentários Gerais


Em primeiro lugar, é impossível negar que Wolf's Rain é um trabalho cheio de arte. Na parte visual, o design dos personagens é diversificado, os cenários são detalhados e as cores são muito bem utilizadas, são o toque final para cada ambiente criar o clima necessário; a animação também é altamente expressiva e vivaz. E quanto a trilha sonora, então? Sem comentários. As composições da Yoko Kanno encaixam-se perfeitamente em cada cena, e não estou falando apenas de trilhas épicas. Estou falando de assistir um anime em que a parte sonora preenche de forma satisfatória cada momento. Sem falar nas músicas cantadas por Steve Conte, Maaya Sakamoto e até mesmo a brasileira Joyce, aí chegamos a níveis absolutamente surtantes.

Mas o melhor de tudo é ver esses valores técnicos a favor de um enredo diferenciado e uma direção tão única como a do Tensai Okamura, que gera uma narrativa capaz de absorver o espectador com sua construção lenta de uma realidade dramática e intensa. Sim, para os que esperavam aqui uma série carregada de ação é melhor tirar o cavalinho da chuva; Wolf's Rain tem cenas de ação de marcar, mas o foco aqui é colocar, sob diversos pontos de vista, uma história de sobrevivência sob diversos aspectos e pontos de vista; há uma forte e compassada exaltação da natureza, destaque ao emotivo dos personagens e muitos simbolismos e mensagens num plano mais sutil. É um anime para assistir com atenção para absorver e se envolver com a ambientação; se estiver a fim de assistir alguma coisa mais dinâmica, desaconselho.

Os personagens também são um ponto alto aqui: partindo do clichê, cada lobo e humano desenvolve sua peculiaridades psicológicas e criam interações interessantes e dinâmicas; não chega a ser uma obra-prima em matéria de desenvolvimento de personagens, mas leva a um envolvimento intenso, mesmo nos sub-enredos.

Quanto ao final... Bom, vou deixar para discuti-lo um pouco mais abaixo (com direito a Full Spoilers), mas a princípio posso dizer que é estonteante. Se a série toda desenvolveu seu enredo de forma mais lenta, tirando o máximo dele com uma direção de arrasar, o final conta com um ritmo ágil, levando a conclusões dramáticas capazes de tirar uma boas lágrimas do espectador e mostrar, em uma luta final desesperadora, a grande carta da manga com um conflito entre ideologias: afinal, o que seria o Paraíso? A conclusão mostrada a princípio soa incompleta, mas se parar para analisar temos aqui uma jogada de mestre.


E sim, para você que já assistiu a essa jogada de mestre, podemos discuti-la melhor agora...

-Análise do final


(Sim, essa é a hora dos SPOILERS. Para você, que ainda não assistiu o anime até o final, pule esta parte, CORRA para conferir e volte aqui depois. xP)


Wolf's Rain é o tipo de anime que constrói seu enredo de forma tão minuciosa que exige um final que consiga juntar todas as peças e entregar algo digno de deixar o público satisfeito; pois bem, Wolf's Rain consegue ir além disso, com um final épico e aberto a boas interpretações. (Ou seja, o que sair desta parte final do texto é teorização.)

Não vou chorar. Não. Vou. Chorar...

Nos OVAs, a jornada ao Paraíso chega a seu ápice com lobos e humanos caçando a última pista enquanto o mundo entra em colapso. A partir daqui a série toma um ritmo mais acelerado, ao passo de que um a um lobos e humanos se sacrificam nas cenas mais dramáticas (vocês tinham que me ver chorando com a morte do Toboe... T.T) até que Kiba alcança Darcia para o conflito final por Cheza e o portão do Paraíso.

E é em meio a luta final que entram em conflito as ideologias de Kiba e Darcia, cada um com seus erros que demonstram a incapacidade de abrir o Paraíso. Se por um lado o egoísmo de Darcia, que sacrificou a lobos e procurou o Paraíso apenas para benefício do ideal dos Nobres (aqui fazendo analogia à própria humanidade que sacrifica a natureza à procura do progresso, mas no final das contas apenas guiando-se à própria destruição), ele alega que o que Kiba buscava, apesar de ser algo em nome de si e de seus companheiros, era uma existência estática, em que não haveria o próprio ciclo da vida - sem alegria por não haver tristeza, sem vida por não haver morte; como a realidade mostrada no Deserto dos Ossos, em que não haveria motivos ou objetivos em vida alguma. Temos uma boa recorrência aquele equilíbrio de "sem escuridão, não há luz".

E não seria por isso que ambos foram incapazes de abrir o Paraíso? Se por um lado o Paraíso almejado por Darcia era fruto de sacrificar a existência de outras vidas, o Paraíso aberto por Kiba não teria espaço para progresso da vida - ou acabaria dando origem novamente aos humanos e à corrupção, como Cher teorizou. Há ainda o fato de que Cheza era uma Flor da Lua artificial, portanto inválida para abrir os portões do Paraíso - sendo apenas lobos hábeis a buscá-lo, uma criação humana não seria capaz disso, já que são os humanos seres que regrediram da existência como lobos por conta da própria corrupção.

Com isso podemos ir um pouco mais além, questionando: o que seria o verdadeiro Paraíso? Há uma teoria de que o Paraíso seria um estado mais primitivo da Terra, que após o fim dos tempos surge com o renascimento da vida no planeta; Kiba consegue vislumbra-lo e por isso é o lobo escolhido para abri-lo novamente.

Por fim, juntando tudo isso fica a conclusão aberta ao gosto do público. No final, em que Kiba está de volta a um mundo idêntico ao anterior, porém com a existência de uma Flor da Lua natural - Cheza, que desta vez não foi gerada artificialmente pelo desejo dos Nobres - , sobram duas teorias: seria possível descobrir um Paraíso em que a existência tenha significado? Será que o destino da busca é continuar eternamente ou os lobos conseguem se aproximar mais do objetivo a cada tentativa? São perguntas que remetem á realidade no sentido de questionar o que seria um mundo ideal, algo para o qual provavelmente ninguém tem uma resposta, mas a mensagem do valor da vida, luta e perseverança ficam marcados sem ter que apelar para um happy ending genérico, mas sim ao colocar um conjunto final que coloca o público a refletir sobre a própria vida ao seu redor.

-Concluindo...
(spoilers free agora)


Wolf's Rain é com certeza uma série marcante. Além de contar com uma iniciativa mais inovadora dentro de ideias já conhecidas (pós-apocalíptico, lendas envolvendo animais), é um anime em que felizmente o espetáculo áudio-visual se mescla a uma mensagem envolvente dirigida de forma inteligente e digna de um bom número de reflexões. Altamente recomendado.

Para quem se interessar, deixo aqui os links de algumas discussões sobre o final da série. Vale a pena dar uma lida:

Tópico no MAL
Tópico no Minitokyo (infelizmente, apenas para quem tem registro lá)

E para finalizar o post, deixo aqui a versão completa da ending: Gravity, uma das músicas mais lindas da Maaya Sakamoto. Bom proveito, e até mais!


9 comentários:

  1. Saudações


    Não acho que tenha muito para ser analisado sobre o texto em si, Mary. Esta review dá uma bela acolhida para pessoas que nunca viram a série (sou um exemplo), e que certamente poderão se sentir entusiasmadas para assistir à esta obra.

    Wolf's Rain parte de um evento apocalíptico não especificado, e o conduz de uma forma na qual a temática inerente ao gênero drama tende à sobressair-se com maestria.

    O parágrafo acima retrata oq ue eu entendi do anime, partindo do seu ponto de vista sobre a obra, Mary. Esta é a razão de uma review bem feita como esta: estimular a capacidade de interpretação, que eu humildemente julgo ser de grande importância.

    No anseio de novas reviews por aqui, parabenizo-te pelo ótimo texto.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Adorei o seu blog e gostaria de formar parceria com vc ! ^^
    Meu blog é de download de animes pelo mediafire e acho que podemos crescer juntos ô/
    Passe para dar uma olhada e aguardo a sua resposta! >.<

    www.kuzzanimes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Na primeira e única vez que assisti Wolf's Rain não tinha qualquer informação(e nem procurei por tal).
    E no decorrer da procura sofrível e talvez utópica deles fui imergindo no enredo.E mesmo que você tenha lido todo este texto com spoilers(ou texto similar) a sensação e o envolvimento do telespectador não deve ser menos profunda.
    Tente!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sim, como disse o Carlírio Neto, tu fizeste uma ótima review com direito a altas interpretações por parte do leitor. isso é bom :D

    Parabéns e continue assim ^^ Adoro os teus textos, diferente de muitos, não é monótono. Ao contráio, empolga o leitor!




    Mudando de assunto: também gostaria de formar parceria com o teu blog. Gosto muito dele XD - http://otakulouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou postando os Episódios Dublados no meu Canal no Youtube para as pessoas que não conseguem encontrar ou simp´lesmente não gostam de baixar:

    http://www.youtube.com/user/KibaWF?feature=mhee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ja terminou de postar, podem se inscreverem no canal dele tbm, eu recomendo. Áudio e vídeo nota 10

      Excluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)